segunda-feira, 26 de maio de 2014

CARACTERÍSTISCAS DO VERDADEIRO CRISTÃO



Efésios 1.13-14
Meus irmãos; a Igreja do Senhor Jesus Cristo tem vivido dias muito difíceis. Os escândalos estão acontecendo no meio da Igreja, o mau testemunho tem sido uma grande realidade, o pecado tem imperado em muitas vidas. E em meio a esse turbilhão de problemas e dificuldades, sempre fica o questionamento. Será que aquela pessoa é realmente um servo de Deus? Ele realmente é um crente em Cristo Jesus? Hoje Deus está nos dando a rica oportunidade de observarmos algumas características do verdadeiro Cristão. É importante lembrar que além destas mencionadas na lição de hoje, existem outras na Palavra de Deus. Aproveite a lição de hoje para estudar ainda mais a Palavra de Deus e descobrir mais sobre as características do verdadeiro cristão.


I – O VERDADEIRO CRISTÃO É ENVOLVIDO COM A ORAÇÃO.
Vamos abrir a Palavra de Deus em Lucas 18. 10-14. A oração é a alavanca, é a força na vida do crente e da igreja. O crente que não ora não é abençoado. Ele também não consegue abençoar as pessoas. Ele não tem intimidade como Senhor. Orar é falar com Deus, é abrir o coração para Deus! O verdadeiro cristão ora, intercede, clama, agradece. O verdadeiro Cristão move o coração de Deus através da oração. Os resultados sem dúvida são os milagres, as bênçãos do Senhor que serão derramadas em sua vida e na vida da igreja. Existe um tipo de crente conhecido como “crente seis horas”. Sempre ele vê outros crentes ele diz: “irmãos “seis” oram por mim.” – Esse tipo de crente acostumou a pedir oração. Ele pede até quando não está precisando, mas nunca tem coragem para entrar no seu quarto fechar a porta e colocar o coração no altar do Senhor. Ele não tem coragem de derramar lágrimas aos pés de Cristo por respostas em sua vida. Não quero dizer com isso que sou contra os irmãos que pedem oração. A Bíblia recomenda em Tiago 5.16 que devemos orar uns pelos outros. Contudo a mesma Palavra de Deus nos afirma em I Tessalonicenses 5.17, que devemos orar sem cessar. Então nós também temos de ter intimidade com Deus através da oração. O verdadeiro cristão tem uma vida de oração.


II – O VERDADEIRO CRISTÃO É ENVOLVIDO COM A PALAVRA DE DEUS.
Vamos ler Salmos 119.11. A Palavra de Deus é o manual do Crente. É Ela que alimenta a vida do servo de Deus. Assim como nós precisamos diariamente do alimento material para sustentar os nossos corpos, também precisamos nos alimentar diariamente da Palavra de Deus para alimentar a nossa vida espiritual. Ela nos orienta, nos capacita, nos direciona para uma vida abençoada em Cristo Jesus. Através da Palavra de Deus o crente abençoa outras vidas. Em Efésios 6.17 lemos que o crente precisa estar empunhado com a Espada do Espírito que é a Palavra de Deus. É triste, mas às vezes chegamos na casa de certos crentes e encontramos a Palavra de Deus empoeirada nas estantes. Isto é evidência de que não a leem regularmente. Há também aqueles crentes que não levam a Bíblia para a igreja. Parece que eles estão com vergonha de carregar a Bíblia. O verdadeiro Cristão sabe o grande valor que tem a Palavra de Deus e se alimenta dela sempre.


III – O VERDADEIRO CRISTÃO DÁ UM BOM TESTEMUNHO.
Vamos ler Romanos 12.1,2. Uma pessoa que diz ser um servo de Deus precisa evidenciar isto em sua vida. As suas atitudes precisam estar condizendo com aquilo que ele está proclamando.
Os versículos que acabamos de ler nos falam que nossas vidas precisam estar no altar do Senhor e vivendo de forma diferente do mundo. Os valores do mundo são diferentes dos valores de Deus. A Igreja foi chamada para influenciar e não ser influenciada. Muitos crentes em nossos dias estão copiando o mundo. Copiam nas roupas, copiam nas conversas, copiam em tudo. São verdadeiras fotocópias do mundo dentro das igrejas. O argumento que normalmente usam para continuarem no erro é: “não tem nada a ver”. Deus nos chamou para uma vida que faça diferença nesse mundo de trevas. Uma das grandes armas de ataque do diabo para aniquilar a ação da igreja, é a televisão. Há hoje uma multidão de crentes inativos, sem ação nas igrejas por causa da televisão. Existem pais que estão alugando Dvd’s de filmes que estão levando bruxarias, feitiçarias para alimentar seus filhos, mas não tem coragem de alugar um filme evangélico ou mesmo contar uma história bíblica para os filhos. Como crentes precisamos ser firmes e rejeitarmos tudo o que é vindo do mundo para atrapalhar o nosso viver com Cristo. O bom testemunho do cristão começa em sua própria casa.


Conclusão: Se formos continuar avaliando, encontraremos na Palavra do Senhor, muitas outras características que devem ser vividas pelo verdadeiro Cristão. Mas hoje estivemos considerando apenas estas. Se estivermos vivendo estas verdades de Deus em nossas vidas através de uma vida envolvida com a oração, com a Palavra de Deus e dando um bom testemunho de Cristo Jesus, sem dúvida seremos grandemente abençoados e abençoadores de vidas. Estaremos evidenciando que somos verdadeiros servos de Deus. Que o Senhor Jesus Cristo tenha misericórdia de nós e sejamos bênçãos nas mãos do Senhor.
     
Waldyr Silva do Carmo


segunda-feira, 19 de maio de 2014

INTIMIDADE


“Quando ouviram a voz do Senhor Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim.” (Gênesis 3.8
No Antigo Testamento nós encontramos por todo o tempo Deus tentando se reconciliar com sua criação. O homem desde muito cedo mostrando sua rebeldia e desejo de ser independente. Porém todo esse tempo o homem cai em seu próprio erro da repetição de pecados e não aprende a ouvir Deus e a seus ricos conselhos.
Olhamos para o AT e ficamos pensando que povo rebelde era aquele! Moisés os tira do Egito onde eram escravos e está os levando para a “terra prometida” e eles aprontam o tempo todo. Davi um homem considerado segundo o coração de Deus rebela-se por causa de uma mulher. Salomão com toda sua sabedoria se envolve com deuses estranhos. E nós?
Estamos no tempo da graça, não da graça divina, estamos no tempo onde tudo é graça (festa). Pecar, viver uma vida impura, sem intimidade. Deus tenta de toda forma tornar a intimidade com o ser humano, não tendo mais condições de viver como estavam Deus envia Jesus para tentar esta reconciliação.
A intimidade de Cristo com a igreja não durou muito, choramos ao lembrar sua morte de Cruz vendo um filme, mas quanto o tempo do cinema acaba vamos comer e beber antes que morramos. Não nos toca tão profundamente ao ponto de desejarmos ter intimidade com Cristo. É como se sua morte e ressurreição fosse apenas o seu desejo e o do pai, eu não pedi nada. É tudo RELATIVO.
João disse: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha á vida eterna” (João 3.16). Quando penso em suas palavras eu fico a imaginar se eu daria meu filho. Não daria, nem você.
A intimidade é algo muito importante na caminhada cristã, sem intimidade nos tornamos estranhos uns aos outros. Só nos revelamos intensamente na intimidade. Somos livres dentro desse contexto. Hoje no momento fast food eclesiástico não nos importamos em nos mostrar realmente quem somos a Cristo, pois hoje estou aqui amanha ali e se demorar acabar o culto eu mudo de novo, afinal estou cansada e eu mando em mim mesma, nada de organização ou outro nome que se dê a liderança de Cristo na terra.
Precisamos restaurar nossa intimidade com Cristo. Olha este texto: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao pai se não por mim. – Jesus Cristo” (João 14.6) Ninguém, isso significa que não adianta posição social ou outro requisito humano, é só por meio de intimidade com Cristo.  Intimidade gera conhecimento, o conhecimento obediência e esta a salvação.
Precisamos nos achegar a VERDADE, só ela vai nos libertar da rebelião, do achismo. Veremos nossa condição de pecadores e entraremos na terra prometida que para nós é a vida com Cristo.
Vamos nos apaixonar por ter intimidade com Cristo, voltemos a nossa condição ser servos. Você não dá ordem para o Divino e sim obedece. Vejamos nossa vida como finita, ela acaba, hoje, agora ou depois, e para onde você irá? Onde será sua morada após a vida? A escolha é sua, a salvação vem de Deus que é em Cristo Jesus. Escolha hoje.